Não perca a chance de ser parte da solução para o grave problema de saúde pública que é o trauma! Com nossa formação de Suporte de Vida para Times de Trauma, você aprenderá a colaborar em equipe, com outros profissionais da saúde, para salvar vidas em situações de emergência.
Com base no modelo profissional brasileiro de assistência, esse curso teórico-prático oferece aulas expositivas, estações práticas e cenários de simulação realística, para que você possa aprender e praticar, em ambiente seguro, o que precisa saber para atender pacientes vítimas de trauma grave.
Você vai conhecer conceitos de fisiopatologia, mecanismos de trauma, atendimento inicial ao traumatizado, organização e resposta, e aprender a utilizar os principais recursos tecnológicos do atendimento. Além disso, vai desenvolver as habilidades necessárias para formar um time de trauma eficiente e preparado para agir rapidamente em situações de emergência.
E se você é acadêmico de medicina, enfermagem ou fisioterapia, essa é uma oportunidade incrível de observar e aprender com profissionais experientes, mesmo antes de se formar. Juntos, podemos contribuir para a redução da mortalidade por trauma e salvar vidas!
Entre em contato conosco agora para mais informações ou perguntas. Estamos ansiosos para tê-lo como parte da nossa comunidade de aprendizagem!
Cirurgião
Enfermeira
Cirurgião
Enfermeira
Fisioterapeuta
Cirurgiã
Enfermeira
Cirurgião
– Médicos residentes de cirurgia geral, cirurgia do trauma ou medicina de emergência, cirurgiões e emergencistas plantonistas de Centros de trauma e Emergências – (12 vagas);
– Enfermeiros líderes de plantão ou assistenciais em Centros de trauma ou emergências – (08 vagas);
– Auxiliares ou Técnicos de enfermagem plantonistas de Centros de trauma ou emergências – (08 vagas);
– Fisioterapeutas plantonistas em Centros de trauma ou emergências – (04 vagas);
– Acadêmicos do 5º e 6º ano – (08 vagas).
Suporte Para Times de Trauma – Curso Presencial
O trauma representa um grave problema de saúde pública. Estudos mostraram reduções de até 16% na mortalidade geral por trauma, através da organização de um sistema de atendimento ao trauma, baseado em Centros de trauma e equipes especializadas, podendo chegar a 80% de redução nas mortes das chamadas causas evitáveis de mortalidade.
O curso de Suporte de Vida para Times de Trauma – baseado no modelo profissional brasileiro de assistência. Utiliza recursos de simulação realística e uma abordagem multiprofissional (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas), onde cada integrante do time entenderá e desempenhará o seu papel de forma realística, conforme a realidade de cada serviço de emergência
Trata-se de curso teórico-prático, com aulas expositivas, estações práticas e cenários de simulação, onde os participantes aprenderão conceitos de fisiopatologia, mecanismos de trauma, atendimento inicial ao traumatizado, times de trauma, liderança e comunicação em equipe.
Observações:
Recomenda-se a realização prévia de cursos de habilidades específicas tais como ATLS, ETC, PHTLS, ACLS, PALS, entre outros.
Será permitida a participação de acadêmicos de medicina, enfermagem ou fisioterapia como ouvintes nas atividades teóricas e observadores nas atividades práticas.
Treinamento de equipes multiprofissionais no atendimento inicial do paciente vítima de trauma grave, em cenários de simulação realística. Conhecer os principais conceitos envolvidos no atendimento ao paciente traumatizado.
– Epidemiologia
– Mecanismos de trauma
– Fisiopatologia
– Organização e resposta
Conhecer e utilizar os principais recursos tecnológicos usados e algoritmos de atendimento ao traumatizado.
Desenvolver as habilidades necessárias a um TIME de trauma.
1. Aulas expositivas
– Fisiopatologia do trauma
– Times de trauma e habilidades não-técnicas
– Atendimento inicial ao traumatizado
– TCE e TRM
– Trauma torácico
– Trauma abdominal
– Trauma pediátrico
– Parada cardíaca traumática
– Considerações em situações de múltiplas vítimas e desastres
2. Atividades práticas por times de trauma
– Procedimentos durante a avaliação primária e secundária
– Vias aéreas e ventilação
– Hemorragias e choque
– Imobilizações e bandagens – Colar cervical, pranchas e talas
3. Atividades práticas por categoria profissional
– Médicos – Ultrasom, Raio-x e Tomografias em trauma
– Enfermeiros e fisioterapeutas – Sondas, drenos, gasometria e manejo de respirador, registros
– Técnicos de enfermagem – Monitorização, preparo e infusão de drogas na sala de trauma, imobilização
4. Cenários de simulação (complexidade crescente)
– Acidente carro x moto
– Ferimento por arma de fogo
– Atropelamento adulto
– Atropelamento pediátrico
– Queda de altura
Em breve
nova data
16 horas
Até 4x
Cirurgião de Trauma do Hospital de Base do DF e Supervisor do Programa de Residência em Cirurgia do Trauma do HBDF.
Entre em contato!